O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da FAESA recebeu os estudantes do 2º período de Direito para uma atividade final de resolução de conflitos. A ação ocorreu na disciplina de Soluções Adequadas de Conflitos, ministrada pela professora Fernanda Helena, no último sábado (28).
A avaliação prática teve o objetivo de encerrar o semestre com uma simulação completa, envolvendo métodos adequados de mediação, conciliação e arbitragem. O conteúdo também incluiu a teoria vista na Lei nº 13.140/2015, que dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública.
É importante lembrar que os estudantes de Direito da FAESA têm atividades práticas, importantes e fundamentais para a formação, desde o primeiro período. A partir do nono período, começam a frequentar o NPJ com sólida preparação, vivenciada pelas mediações absorvidas e compreendidas nas etapas anteriores do curso.
“Compreender esses métodos é fundamental para o futuro profissional, sendo determinante na atuação como advogados e juristas. Infelizmente, vivemos em uma sociedade muito conflituosa. Os métodos adequados auxiliam na transformação social, na pacificação, e são um elemento que contribui para a resolução dos conflitos para além da judicialização. Há uma construção da narrativa do conflito, da história e do acordo, encenando o que aprenderam”, explicou a professora Fernanda Helena.